terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O poder da palavra

2/11/2006
O PODER DA PALAVRA
O PODER DA PALAVRA

Cada palavra escrita tem seu peso no entendimento de quem as lêem. o peso é maior na linguagem escrita, pois ela produz uma maior reflexão. Quem tem maior dominio da linguagem escrita terá menos dificuldades de compreender determinadas coisas que só através dela, o entendimento será possível. Um dos livros mais importantes, e que trata exatamente da hemenêutica da palavra, é a biblia. Inicialmente sua palavra foi divulgada em linguagem oral, depois Esdras resgatou alguns textos bíblicos, escondidos nas montanhas devido as perseguições ao povo Judeu.Esses textos diz no inicio que o verbo se fez carne e abitou no meio de nós. Para os cristãos o verbo encarnado é Jesus Cristo o messias esperado pelo povo Judeu.
Muitas transformações se deram através de escritos religiosos. Alguns até mesmo com um certo exagero, como os mulsumanos interpretam o alcorão, para eles as palavras escritas alí, e interpretada pelo seu mais importante profeta, Maomé, não deve ser corrompidas a leitura se faz literalmente. Ao contrário dos cristãos que usam a biblia de acordo com sua interpretação pessoal ou de sua instituição religiosa. Para o catolissismo, só há uma interpretação, que é aquela feita pela igreja e sacramentada por cristo. Quando disse que ele Simão chamaria daquele momento em diante pedro, que quer dizer pedra, e que sobre aquela pedra ele, Jesus cristo edificaria a sua igreja. Os protestantes naturalmente não concordam, pois se concordassem não protestariam. Mas o fato é que as palavras escrita na biblia é de um valor inestimável em termos de hermenêutica.Pois tudo que esta escrito, tem algo implicito por trás, quando digo que " a vaca foi pro brejo " e se não estou falando de vaca a interpretação certamente será outra.
Se eu digo que amo, repito isso sempre, meu cerebro irá me conduzir a fazer o que eu penso falo ou escrevo. Existem uma serie de palavras que podemos condicionar nosso cerebro a gravar, fazendo com isso nós mudar-mos nosso comportamento. Se digo que não gosto de alguém, mesmo que esteja querendo dizer o contrario, essas palavras, com o tempo, se tornaram verdadeiras. quer fazer a experiência? Amor e desamor são palavras que foram criadas para demonstrar um sentimento. mas tambem para obter tal sentimento.
Voltarei ao tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário