terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Política

14/6/2008
Política

política



A política é um jogo mais parecido com truco ou com xadrez? No xadrez os jogadores têm o jogo claro em sua frente, e não admite blefe como no truco. Na política também a exemplo do truco os jogadores costumam esconder o jogo para assustar seus adversários. Bom seria que fosse um jogo claro como é a nobre arte de caissa, a deusa protetora do xadrez e Lahur Sessa o inventor do xadrez segundo a lenda do xadrez no livro de Malba Tahan, “O Homem que calculava”, capítulo 16.

Diante de tão insignificante pedido pelo pagamento, por ter tirado o Rei de sua profunda tristeza, o Rei proferiu essas palavras: “Causa-me assombro tanto desdém e desamor aos bens materiais, ó jovem”! A modéstia quando excessiva é como o vento que apaga o archote cegando o viandante nas trevas de uma noite interminável. Para que possa o homem vencer os múltiplos obstáculos que se lhe deparam na vida, precisa ter o espírito preso às raízes de uma ambição que o impulsione a um ideal qualquer. –Depois de proferido esse discusso, sem se abalar Sessa exigiu que seu pagamento fosse feito em grãos de trigo, já que o Rei insistia em lhe pagar.

Grão de trigo? Como poderei pagar-te com tão insignificante moeda?

Perguntou o Rei a Lahur Sessa. O pagamento majestade será feito da seguinte forma: um Grão de trigo pelo primeiro quadradinho do tabuleiro de xadrez, dois pelo segundo, quatro pelo terceiro, oito pelo quarto, e assim dobrando sucessivamente até a sexagésima quarta e última casa do tabuleiro.

Insensato!- Clamou o Rei.

- Onde foste aprender tão grande desamor a fortuna? A recompensa que me pedes é ridícula! E mandou chamar os algebristas mais hábeis da corte para calcular a porção de trigo que Sessa pretendia.

E para seu espanto ao cabo de algumas horas os algebristas voltaram ao salão para submeter o Rei ao resultado de suas operações

-Rei magnânimo! Declarou o mais sábio dos matemáticos. A porção de trigo que deve ser dada a Lahur Sessa equivale a uma montanha que, tendo por base a cidade de Taligana, seria cem vezes mais alta do que o Himalaia! A Índia inteira, semeados todos os seus campos, taladas todas as suas cidades, não produziria em dois mil séculos a quantidade de trigo que pela vossa promessa, cabe, em pleno direito, ao jovem Sessa!

E Lahur Sessa depois de declarar publicamente que abriria mão do pedido que fizera, dirigiu-se respeitosamente ao monarca e assim falou:

- Meditai, ó Rei, sobre a grande verdade que os brâmanes prudentes tantas vezes repetem: “Os homens mais avisados iludem-se, não só diante da aparência enganadora dos números, mas também com a falsa modéstia dos ambiciosos. Infeliz daquele que toma sobre os ombros o compromisso de uma dívida cuja grandeza não pode avaliar com a tábua de cálculos de sua própria argúcia. Mais avisado é o que muito pondera e pouco promete!

Depois dessas inesperadas e tão sábias palavras calaram fundo no espírito do Rei, nomeando Sessa, seu primeiro-vizir, uma espécie de primeiro ministro o que foi também por esperteza, José no Egito. E a política com quem mais se assemelha, com o truco ou o xadrez? Fica a pergunta.



Francisco Gonçalves de Oliveira



14-06-08

Nenhum comentário:

Postar um comentário