terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O gato miau

5/2/2008
O gato miau

O gato vaidoso miau

“Uma fábula fabulosa com mensagem fabulosa”



Moravam na mesma casa dois gatos. Iguais no pelo, mas, desiguais na sorte. Um era muito mimado por sua dona, dormia em almofadinha o outro no borralho. Um passava a leite e só comia no colo da dona. O outro coitado! Por feliz se dava em comer as espinhas de peixes do lixo.

Certa vez cruzaram-se os dois no telhado. E o bichano de luxo arrepiou-se todo, dizendo:

- Passa de largo, vagabundo! Não vês que és pobre e eu rico. Que és um gato de cozinha e eu sou gato de salão? Respeite-me, pois e passa de largo...

- Alto lá, senhor orgulhoso! Lembra-te de que somos irmãos, criados no mesmo ninho.

- Sou nobre! Sou mais que tu!

- Em que? Não mias como eu?

- Mio.

- não tens rabo como eu?

- Tenho

-Não caças rato como eu?

- Caço.

- Não comes rato como eu?

- Como.

- Logo, não passas dum simples gato igual a mim e a todos os outros.

Abaixa, pois a crista desse orgulho idiota e lembra-te de que mais nobreza do que eu não tens. O que tens é apenas um bocado mais de sorte...

E assim quantos homens não transformam em nobreza, aquilo que é apenas, um pouco mais de sorte na vida.



Francisco Gonçalves de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário