terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Fumo nas mulheres

21/7/2008
Fumo nas mulheres

Fumo nas mulheres



A palavra é a primeira manifestação artística de um povo. Com ela você pode criar belíssimos textos literários, utilizando-se de alguns recursos técnicos que a gramática oferece ou abandonando totalmente esse recurso. Na verdade a melhor forma de ser criativo em letras é esquecer que existe norma. Fuja algumas linhas das formas e verá o resultado. Depois é como se você tivesse encontrado uma pérola. Sabemos que, nem todas as conchas produzem pérola, mas pode-se considerar que um grande número de bivalves seja capaz de produzir pérolas relativamente de boa qualidade. Assim também são as palavras, se não podemos utilizá-las todas vamos separá-las, e colocá-las em seu devido lugar. Pois mesmo os mexilhões destinados aos restaurantes podem fabricar uma pérola razoável.

Demorei para perceber que não era preciso muito esforço para escrever um texto, bastava um pouco mais de observação que ele acontecia. Uma viagem de ônibus é um excelente meio para encontrar novidades para se escrever, é lá que está à linguagem e as histórias de um povo. E é o povo o maior protagonista de histórias. Rico não tem história, e se tem é porque foi construída no meio do povo, é lá que existe o romantismo, a tragédia, e a comédia. Rico ri àtoa, diz o dito popular, e é verdade, que motivo tem ele de rir, se pelo seu acúmulo de riqueza o que mais faz é o povo penar?

Hoje é segunda feira e, pela manhã, o dia prometia ser belíssimo. O sol estava quente como o sol do meu ceará. Penetrava o interior do meu quarto me convidando para apreciá-lo. Depois de relutar por alguns instantes, finalmente levantei-me e fui até a sala, onde a TV já estava ligada, e eu poderia aproveitar melhor a luminosidade do sol. Peguei o controle e liguei em um canal que falava sobre alcoolismo e tabagismo, como sou um alcoólatra, me interessei pelo assunto. Muitos confundem alcoólatra com bêbado. Não, alcoólatra é quem tem uma doença chamada alcoolismo, e eu sofro dessa doença, e bêbado é quem ingeriu bebidas alcoólicas e ficou embriagado. E porque digo que sofro, se há mais de trinta anos não bebo?

É que o desejo de beber continua, mas eu tenho consciência de que ao ingerir a primeira dose, tudo volta ao que era antes, tudo igual como no quartel de Abrantes.

E foi ao ver esse programa que encontrei motivos para escrever o que estou escrevendo agora. Primeiro a entrevistada, uma médica que falava sobre os males, do álcool e do tabaco na gravidez. Disse ela ao entrevistador que o alcoólatra poderia beber diariamente, “em dias alternados”. E eu que sempre pensei que diariamente fossem todos aos dias! E para completar as pérolas do dia, o entrevistador fez a seguinte observação:

- É Doutora, tenho visto também que tem aumentado muito o fumo nas mulheres. É?!!



Francisco Gonçalves de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário