terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dia internacional da mulher

Mulher



(...) Jesus fatigado da viagem sentou-se à beira de um poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher de Samaria tomar água. Pediu-lhe Jesus: “Dá-me de beber.”.

A samaritana então lhe disse: “Sendo tu Judeu, como pedes de beber a mim que sou samaritana!”. João 4,1-42

(...) Maria visita Isabel e ao saudar Isabel a criança estremeceu em seu seio e Isabel ficou cheia do espírito santo. E exclamando em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu salvador? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Lucas-1: 39,44

Não tenho dúvida nenhuma de colocar Maria mãe de Jesus como o símbolo da mulher, o modelo pelas quais todas devem seguir. Pois esta escrito na bíblia que foi ela quem deu à luz o Salvador. Atentem bem para a crase. O sujeito da oração ai é oculto, seu nome é Jesus. Ela nos trouxe à luz Jesus, o que até então a luz não conhecia Jesus. Se fossemos encenar essa passagem colocaríamos a imagem de Cristo no escuro enquanto aos poucos uma luz a iluminaria. É dessa forma que vejo o momento em que Maria deu à luz aquele que dividiu o mundo em dois tempos antes e depois dele.

Fosse eu citar aqui todas as mulheres valorosas que eu conheço esse texto ficaria longo demais, por isso citei apenas três das mais importantes historicamente para mim. Digo as que conheço porque existe nesse mundão muitas anônimas que tem uma importância fundamental em sua casa, na comunidade ou no município. Muitas agredidas por homens que sem um prepara para compreendê-las

Resolvem agir da forma mais fácil que é a agressão, e isso não é só contra as mulheres, mas, contra uma parcela da sociedade que não tem como se defender. Mas também disseram outras coisas sabre as mulheres, que cabe a elas o julgamento, e não a mim.

O celebre axioma, do maior filosofa grego Sócrates, “Só sei que nada sei” deve ter sido proferida após seu casamento com Xantipa, pois segundo ele quando imaginara ter conhecido suficientemente as mulheres, Xantipa jogou sobre sua cabeça um vaso de imundície. Seu discípulo Platão também dizia não saber se incluía as mulheres entre os animais racionais ou se entre os irracionais. Mas de todos esses axiomas o que mais se aproxima da mulher é do Erasmo que dizia que a mulher é um amável animal que nunca teve o juízo completo. Já Honoré de Balzac, aquele que escreveu “Mulher de trinta anos” dizia que até o próprio Deus foi enganado por uma. Bom não vou escrever aqui tudo que já foi dito por grandes sábios a respeito das mulheres o texto ficaria deveras ausente de mim. Quero apenas encerrar, porque sou obrigado, com uma frase retirada do livro do Eclesiastes: As mulheres fazem os sábios apostatar.

Um grande beijo a todas as mulheres do mundo!



Francisco Gonçalves de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário