terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O escritor

18/2/2007
O ESCRITOR
A escrita deve ser livre leve e solta... SEM AQUELA PARADINHA PARA SABER SE ENCAIXA OU NÃO NO CONTEXTO. QUEM, COMO EU QUE LUTOU CONTRA A SENSURA, SE AUTO SENSURAR, É TERRÍVEL! MAS QUEM LER MEU TEXTO ENTENDE QUE HOUVE ESSA PREOCULPAÇÃO SIM AO ESCREVER DETERMINADA PALAVRA. NÃO PENSO PARA ESCREVER. PREFIRO A ESPONTÂNEIDADE DAS PALAVRASA.
PORQUE ELE ESCREVEU SENSUAL E NÃO "SEXY"? NÃO TEM O MESMO SENTIDO... E É JUSTAMENTO O CUIDADO COM O QUE SE ESCREVE QUE CONSISTE A ARTE LITERÁRIA. E PORQUE DETESTO PENSAR?
- PORQUE PENSAR É TRABALHOSO, O BOM MESMO É ENCHER PÁGINAS E MAIS PÁGINAS DE PALAVRAS, SEM O COMPROMISSO DE REVISA-LAS.SABER SE A GRAFIA ESTA CORRETA, SE A SINTAXE OBEDECE O TRADICIONAL: SUJEITO VERBO PREDICADO...TEM COERÊNCIA O TEXTO, COESÃO...
AS PALAVRAS VÃO SURGINDO, DESLIZANDO EM SUA MENTE E VOCÊ TRANSFERINDO PARA A FOLHA DE PAPEL QUE A POUCO ENCONTRAVA-SE EM BRANCO. FEITO ESSA REUNIÃO DE PALAVRAS É CHEGADO A HORA DE SEPARAR O JOIO DO TRIGO. ÀS VEZES NÃO SE ENCONTRA TRIGO ALGUM E TEMOS QUE TRABALHAR APENAS COM O JOIO. E VEJA SÓ QUE MARAVILHA! MUITAS VEZES SEM UM CABEDAL DE LINDAS PALAVRAS E APENAS JOIO PARA A COLHEITA, PRODUZIMOS VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE. É A ARTE SEM COMPROMISSO, QUE SURGE DA VONTADE DO ARTISTA, MESMO QUE SEU TALENTO SEJA MEDÍOCRE!
PALAVRAS REBELDES FICAM TÃO BEM NO TEXTO QUE FICO A PENSAR... O QUE É A LITERATURA, SENÃO UMA ARTE QUE NÃO REQUER NENHUM TALENTO, E SIM A PURA NESCESSIDADE DE EXPRESSÃO! PARA SER UM BOM ESCRITOR, VOCÊ PRECISA SOMENTE DE DUAS COISAS: TER ALGO A DIZER, E DIZER.

Francisco Gonçalves de Oliveira

São Paulo- Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário