terça-feira, 25 de janeiro de 2011

consciência negra

18/11/2007
Consciência negra

Dia da consciência negra



Na próxima terça comemora-se o dia da consciência negra e também a morte de um dos maiores representantes da cultura e luta dos negros em nosso país. Em 1995 comemoravam-se os 300 anos da morte de zumbi dos palmares foi publicado um artigo meu na " Folha da Tarde, " um jornal que pertencia ao grupo Folha, já não existe mais. No artigo eu destacava uma colocação infeliz do Pelé que disse que se o Brasil fosse governado por um negro o povo teria mais caráter, como se a quantidade de melanina na pele fosse sinal de bom caráter, sendo que o que difere um albino de um negro é de apenas 10 gramas de melanina. E disse ainda que se a melanina comprovasse o caráter de uma pessoa nosso problema de caráter estaria resolvido, pois já se pode produzir melanina em laboratório.

Zumbi nasci livre em palmares no ano de 1665. É o Moisés do povo negro no Brasil. Pego pela milícia e entregue a um padre que o educa e dar-lhe a graça de Francisco. Inteligente aprendeu rápido a língua do branco e o Latim que era o Inglês de hoje. As tentativas de domálo foram em vão. Aos 15 anos ele foge para seu lugar de origem e aos 20 anos já se tornara um grande estrategista militar. Diferente de Moisés que inicialmente não foi aceito pelos seus, Zumbi sempre foi amado pelo seu povo. Em 1678 o governador da capitania de Pernambuco cansado do longo conflito com o quilombo propõe uma trégua concedendo liberdade aos moradores do quilombo. Zumbi não aceita que apenas alguns negros fiquem libertos em detrimento da maioria. Foi ai o inicio da luta pela libertação dos escravos no Brasil, muito embora a história só a pouco tempo reconhecesse os quilombos, pois não era só o de Palmares, havia por todo território nacional movimentos que se formavam em quilombos.

Como todo grande líder sua morte é cercada de muita luta, não se mata um líder com facilidade. É como em um jogo de Xadrez, o rei, este sempre bem protegido pelos seus súditos e todo seu povo, e só é retirado do tabuleiro morto, quando se inicia uma nova jogada. E Zumbi foi um líder que ameaçava a coroa portuguesa e por isso precisava ser eliminado, para que o exemplo ficasse. Em 20 de novembro de 1695 apunhalado resiste, mas é morto por 20 guerreiros. Teve sua cabeça cortada salgada e entregue ao governador. Quem ousasse se rebelar contra a coroa portuguesa teria o mesmo fim que teve: Zumbi, Tiradentes, Frei Caneca e tantos outros que morreram por um ideal, porque tinham um sonho.







Francisco Gonçalves de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário