terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Toca de Assis

20/5/2006
Toca de Assis
Hoje conhecí o verdadeiro amor.Visitei a toca de Assis, que fica localizada à rua Conselheiro nébias,1355 no bairro de Campos Elisios-S. Paulo-sp.O projeto velho amigo da toca fica em uma mansão que foi desapropriada pelo governo do estado para abrigar moradores de rua,após onda de ataques por marginais desordeiros,contra mendigos no centro da cidade.
Lá chegando, senti-me um acolhido, tamanha foi a receptividade, foi como se eu, estivesse em minha propria casa.Era difìcil saber quem era um acolhido da rua, e um visitante.Como é maravilhoso ver alguem ser resgatado a sua cidadãnia! Só Descobrí quem era morador de rua, quando tive a oportunidade de conversar com alguns,pois suas histórias são cheias de sonhos.Um me confessou que foi namorado da xuxa, e por isso mesmo, era inimigo fidagal do pelé.Também lançava tendências de moda ,retirando da perna um pedaço de esparadrapo e colocando-o na orelha.Outro se dizia jogador de futebol profissional,tendo defendido os clubes do palmeiras e do internacional de porto alegre.Porém uma coisa era fácil de perceber, todos eram felizes!
Minha sobrinha Luciana ,que é enfermeira e voluntária na casa,apresentou-nos ao guardião da casa,o irmão Michael,e ao Sr:Gilberto um dos bem feitores da casa,Aquele que ajuda financeiramente.Depois fomos ver a mansão, uma veredadeira suntuosidade! Que hoje abriga cidadôes, que jamais imaginou viver em um ambiente daquele.Fiquei pensando...Se todo milionário ao morrer doasse uma quantia destinada a minorar a vida daqueles menos favorecidos,tenho certeza,a miséria seria simplesmente páginas da história!
Ouvimos também belas músicas executadas pela banda,Sanctus.Havia muitos voluntários alí, que trabalhavam gratuitamente,dando um pouco de sí para melhorar a vida do próximo.Tudo isso tornou-me um franciscano,pelo menos hoje saí da toca de assis, menos francisco, e mais franciscano,Sentí-me muito pequeno mesmo,foi bom.E finalmente assistímos uma peça, "S.Paulo" onde retratou a vida dos moradores de rua da nossa capital.


S. Paulo,20 de maio de 2006


Francisco Gonçalves de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário