terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O amor

6/5/2006
O amor
O amor


Vou falar do que não sei, o amor. Estou em campo seguro, pois quem tem a última palavra nesse assunto? tudo que falar aquí, é discutível, e é justamente isso que eu quero: Discutir o tema., porque amor não é ciências exatas. Todos nós deveriamos amar pelo menos uma vez na vida,pois quem nunca amou não teve a oportunidade de vivenciar um momento mágico de nossas vidas.O amor é inerente ao ser humano, não creio que exista alguem que nunca tenha amado. Mas se existe, é um fenômeno raro! O amor dói? Respondo: Sim.O amor transforma? Respondo: Sim. O amor mata? Respondo: Não sei...Talvez seja esse o ponto mais importante. Se ele é sinônimo de morte de vida ou de dor. Mas se pensar-mos um pouco veremos que a vida não existeria sem o amor.Imaginemos por alguns segundos se fosse-mos todos nascidos do estupro.Acredito eu, que não seríamos dignos de ser-mos classificados como seres humanos,pois dessa forma igualaria-mos aos animais irracionais.
É certo que a filosofia separa o amor agape do amor eros. Porem a distância entre um e outro é mínima. A igreja católica, até fala em uma junção entre esses dois sentimentos. O desejo de disseminar, ou seja,plantar o semer para que aja vida, é da natureza do homem. Mas esse impulso é contido por convenções sociais própria dos seres humanos. Dessa maneira podemos dizer que o impulso, por ser contido, não é próprio do amor.Mas o amor é impulsivo ou não? Responde que sim,mas é um impulso altruista com uma impulsividade que o eleva, transformando-o em um ser melhor.E aí vem novamente a pergunta: O amor mata?
Recentimente vimos pela televisão o julgamento do jornalista pimenta das neves, que segundo seus advogados,matara sua namorada por amor.Eles usam outro termo,dizem que esse é um crime passional.Ou seja: Praticado sob forte emoção! Toda essa emoção não deveria ser para o crescimento do cidadão? Afinal de contas, ele é um homem que estudou humanidades. Ou faltou à essas aulas e especializou-se em brutalidades...? Apesar do tema ser complexo temos que adimitir uma coisa:Os brutos, também amam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário