sábado, 2 de janeiro de 2010

Ano novo nova década

Dois mil e dez chegou e nem por isso o mundo acabou. Renovamos nossas esperanças como fazemos sempre a cada ano que se inicia. O bendito otimismo que contamina a todos, pelo menos nessa época é permitido. Depois vem o dia seguinte, os próximos dias e vamos aos poucos retirando nossas vendas e a realidade começa a aparece, já não estamos mais nas nuvens e com os pés no chão é hora de enfrentar os desafios da vida e procurar, na medida do possível, por em prática nossos sonhos de ano novo. O ano promete ser de emoções fortes, temos a Copa do mundo e as eleições para que o povo possa exercer sua cidadania e curtir o que mais ama que é o futebol. Não que o exercício da cidadania só possa ser exercido nessa época, esse é um processo constante e quanto mais o cidadão é atuante, mais ele terá condições de escolher melhor seus representantes.

O odeio política deve ser substituído por amo política, pois se eu odeio, vou dar chance aqueles que dizem amar política quando na verdade usam a política para enganar o povo e enriquecer a si e aos seus amigos. Só poderemos por fim a essa roubalheira quando o povo perceber que eleição é coisa séria e que ele também é responsável por tudo de bom ou ruim que possa acontecer em seu país. Seu voto deve ser a sua arma contra esses enganadores do povo. Vender o voto ou trocar por favores é legitimar tudo de errado que aí está. Pode até parecer, lugar comum, mas quem vende seu voto não vale o que recebe. Dizem que política religião e futebol na se discute. Pergunto onde está escrito isso? Qual é a lei que proíbe discussões de qualquer natureza? Claro que você tem todo direito de não querer discutir isso ou aquilo, mas não têm o direito de proibir o cidadão de exercer sua cidadania alertando ou orientando seus compatriotas sobre aquilo que acredita.

Um povo politizado não diz que odeia política procura saber o que está acontecendo em seu município, estado e no país, ele sabe quem é quem e você que é honesto deve tomar muito cuidado na hora de dar seu voto, pois são justamente esses que não tendo argumentos para contrapor o seu oponente diz odiar política, e quando vota em alguém que depois se sabe está usando mal o seu voto arrepende-se e continua ainda mais afirmando que odeia política. Dizer que todo política é igual não é um bom argumento, pois assim como não temos o direito de incriminar todo moto-boy só por que teve um que matou e estuprou também não podemos dizer que todo político é ladrão só por que existem, infelizmente, políticos dessa natureza.

Esse é um ano de grandes perspectivas para todos nós. Muitos concursos pela frente, eleições, que é quando os administradores ficam bonzinhos tentando comprar a consciência do eleitor, porém a política é uma arte, e se é para fazer algo pelo povo, onde está o crime? Patrões, empregados, lideranças religiosas, lideres sindicais, políticos, todos terão seus candidatos e também querem influir nas decisões. Todos nós estamos preocupados em quem vai nos governar até a próxima copa de dois mil e catorze, pois em dois mil e dezesseis temos as olimpíadas no Brasil. E até lá se na houver um retrocesso nosso país será outro, tenho esperança e torço por isso.



Francisco Gonçalves de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário